Alcançado através da exposição da pedra a altas temperaturas. Indicado para áreas exteriores devido a propriedades anti-derrapantes. Nem todas as pedras suportam este tipo de acabamento.
Antiderrapante e rugoso é especialmente adequado para pavimentos e revestimentos exteriores. Este tipo de acabamento esbate ligeiramente a coloração dos materiais.
Obtido ao golpear a pedra com esferas de aço. Pode ser mais fino ou mais grosseiro de acordo com o diâmetro das esferas utilizadas.
Aspeto tosco e irregular obtido quer manualmente, por intermédio de cunhas ou cinzéis, quer por intermédio de prensas hidráulicas providas de cunhas.
Aspeto obtido após o processamento das placas pelo processo de serração. Possui características antiderrapantes, criando mais atrito que o acabamento polido. É o acabamento mais económico pois todos os outros são realizados sobre o material serrado.
Efeito liso e brilhante realça a coloração dos materiais, assim como as suas características específicas (veios, grão…). Cria uma superfície totalmente plana, escorregadia quando em contacto com a água.
Antiderrapante e semi-rugoso, confere um efeito irregular ao toque, deixando transparecer a coloração do material. Menos rugoso que o acabamento bujardado.
Acabamento liso não brilhante. Realça a verdadeira coloração dos materiais sem o brilho do acabamento polido. Apresenta um contraste menos acentuado entre elementos.